terça-feira, 6 de maio de 2014

Aplicar Pessoas

Descrição de cargos
A descrição de cargos é à base do sistema. Normalmente, é realizada pelo superior hierárquico do cargo descrito ou por um profissional da área de RH, com base em entrevistas e observações. Costuma conter os seguintes dados: 
Titulo do cargo, titulo do cargo do superior imediato, missão ou sumário de atividades, responsabilidades, limites de autoridade sobre as pessoas, Requisitos minimos e desejáveis sobre os critérios do perfil e outros recursos em termos de experiência e formação. 
Essas informações são obtidas na empresa e comparadas com dados de mercado perante pesquisa. 

Análise de cargos 
Feita a descrição, segue-se a Analise de Cargos. Passa-se a analisar o cargo em relação aos aspectos extrínseco, aos requisitos que o cargo impõe ao seu ocupante. 
Análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação. 

Estrutura da Análise de Cargos 
A análise de cargos é uma verificação comparativa de quais as exigências que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante. 
A análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo: 

1.Requisitos mentais. Considera as exigências que o cargo ocupado deve possuir para poder desempenhar adequadamente o cargo. 
2.Requisitos físicos.Compleição física exigida do ocupante para desempenho do cargo. 
3.Responsabilidades envolvidas. Considera a responsabilidade que o ocupante do cargo tem em relação á supervisão direta ou indireta do trabalho de seus subordinados. 
4.Condições de trabalho. Considera as condições de ambiente e arredores onde o trabalho é executado. Avalia o grau de adaptação do ambiente e do equipamento ao elemento humano, facilitando seu desempenho. 

Avaliação de desempenho 
Avaliar o desempenho das pessoas, conseqüentemente da empresa, é uma tarefa estrategicamente vital, pois somos movidos por resultados, e estes estão diretamente relacionados com nosso desempenho na organização. 
Para entender avaliação de desempenho, conceitua-se desempenho humano como sendo o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. É diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o “querer fazer”, que explicita o desejo endógeno de realizar (motivação), e o de “saber fazer”, isto é, a condição cognitiva e experimental que possibilita o indivíduo a realizar com eficiência e eficácia alguma coisa.


Fonte: GIANFABIO http://gestaodepessoas-gianfabio.blogspot.com.br/2010/03/processos-de-aplicar-pessoas.html

3 comentários:

  1. Esse processo, é muito importante para ,"desenhar" as atividades que as pessoas irão realizar na Organização. Orientando e acompanhando o seu desempenho.
    Comentado e Postado: Rosângela Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. O plano de cargos e salários é muito eficaz para atrair talentos, que pode dar um retorno esperado se estiver compatível com o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante que estejam todos os detalhes descritos no anúncio da vaga. Pois assim a empresa consegue chegar ao objetivo de contratar novos funcionários mais rápido e também atrai as pessoas que mais se encaixam na vaga. Samantha Favaro

    ResponderExcluir

rosangela32rodrigues@gmail.com